Milhares de inovações e novas tecnologias estão invadindo o cotidiano dos clientes e a maneira de fazer negócios. Com tanta competição por atenção, fazer a gestão comercial por um CRM é indispensável.
Por que exatamente? Clientes carregam na palma das mãos smartphones capazes de comparar concorrentes em poucos segundos. Assim, o que fará com que eles permaneçam fiéis ao seu produto ou serviço será a experiência vivida em suas últimas compras.
E o CRM é a plataforma ideal para garantir que essa experiência seja inesquecível. Quer saber como? Acompanhe o post e entenda mais!
Melhor gestão do ciclo de vida dos clientes
A gestão do ciclo de vida do cliente nunca para. A todo momento é preciso captar novos, estimular seus interesses, efetivar a venda e mantê-los fidelizados.
Como cada um deles está em um momento diferente da jornada e possui comportamentos de consumo distintos, um CRM permite realizar o controle de forma individualizada, considerando as necessidades e a etapa em que cada um se encontra.
Segmentação estratégica de perfis de consumo
Ao mesmo tempo, na medida que os registros de cada um deles é alimentado e gerenciado, relatórios do sistema de CRM permitem identificar padrões comportamentais de consumo. Com essa informação, é possível segmentar a base de clientes e prospects e criar estratégias personalizadas para cada uma delas.
É possível, por exemplo, que um grupo de clientes esteja mais influenciado por campanhas nas redes sociais, enquanto outro segmento tenha maior interesse e atenção em ações no ponto de vendas. Ou ainda, identificando dentro da base um segmento que valorize a exclusividade de produtos, ofertar uma linha limitada e com alta possibilidade de personalização pode conquistá-lo.
Somente com os dados armazenados e estruturados de forma estratégica pelo CRM será possível identificar tais segmentações e oportunidades.
Registro detalhado do histórico de contatos no CRM
Se o tópico anterior abordou as vantagens das ações segmentadas que o CRM proporciona, nesse, o foco está no benefício proporcionado pela riqueza do registro histórico dos seus contatos.
Com um histórico de todas as interações com um cliente, a empresa — e seu vendedor, podem gerenciar o relacionamento e atendimento com maior personalização e eficácia, oferecendo soluções ou novos negócios considerando as informações que tal registro oferece.
Avaliando o histórico de compras, por exemplo, é possível criar ofertas que atendam às necessidades do cliente, ou, em uma eventual reclamação, contextualizar a solução de acordo com seu perfil consumidor.
Avaliação do desempenho de vendas
A sistematização do atendimento permite que sua performance seja analisada em termos de eficiência. Ou seja, além de oferecer insights para o relacionamento com o cliente, o CRM também auxilia na condução dos processos de vendas e avaliação do desempenho das estratégias e profissionais envolvidos.
Cada etapa do ciclo de vendas pode ser avaliada individualmente, e melhorias podem ser propostas para otimizar o processo e a experiência do cliente.
Melhoria da produtividade e comunicação da equipe
O CRM também proporciona melhorias na comunicação da equipe comercial e de atendimento. Utilizando a mesma plataforma, diversos funcionários e setores podem acessar e alimentar um registro único do cliente.
As etapas do atendimento, quando envolverem outros setores, poderão ser marcadas com responsáveis e prazos de execução, tornando o processo mais claro e objetivo, sem burocracias que podem ocasionar erros e atrasos.
Maior controle do funil de vendas
A estratégia de vendas de uma empresa não foca em um ciclo único. A todo momento, clientes são prospectados e os já fidelizados recebem ofertas para novas compras. Por isso, ter um controle gerencial do funil de vendas é essencial. Com o CRM, é possível identificar rapidamente em qual etapa entre a prospecção, qualificação, negociação e venda o cliente se encontra e determinar qual ação é mais adequada.
Por esses benefícios e a competitividade do mercado atual, uma plataforma de CRM é fundamental para que a empresa possa gerenciar relacionamentos mais prósperos e duradouros com seus clientes. Mas sua adaptação também merece atenção, pois, sem esse cuidado, o investimento na infraestrutura do CRM pode fracassar.
Quer saber como planejar uma implementação ou reorganização de um CRM? Entre em contato com a Souza Aranha Consultoria e saiba mais!